Fonoaudiologia

O curso tem por finalidade formar fonoaudiólogos com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo. Para isso, o curso compõe-se de oito fases, constituídas por módulos temáticos e disciplinas isoladas que se articulam e se complementam, através de aulas teóricas, teórico-práticas, práticas e estágios, atividades didáticas, atividades de iniciação à pesquisa e atividades de extensão. A construção do Projeto Pedagógico em módulos permite ao aluno a construção de um conhecimento integral e não fragmentado, reunindo conhecimentos das diversas áreas da Fonoaudiologia e de áreas afins.

O fonoaudiólogo formado por esta instituição estará capacitado a atuar em áreas clínicas, educacionais e na área de saúde pública. O projeto pedagógico foi construído para que se possa buscar uma visão de coletividade, tendo em vista a formação humanística que se pretende dar ao profissional desta Universidade, resultante da interligação da Fonoaudiologia com os atuais princípios do Sistema Único de Saúde: universalidade, equidade e integralidade.

A proposta pedagógica do curso foi construída pensando na inserção e no crescimento da fonoaudiologia na área de saúde coletiva. Esse crescimento vem se legitimando pelas legislações (federais, estaduais e municipais) relacionadas à fonoaudiologia no SUS, tais como: a estruturação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, a Política Nacional de Saúde Auditiva, dentre outras. Nessa proposta, os alunos participam efetivamente de disciplinas teóricas, teórico-práticas, práticas e estágios que promovem, desde o início da formação, um pensamento crítico e reflexivo voltado às várias áreas da fonoaudiologia, com ênfase na saúde coletiva.

Desta forma, pretende-se formar fonoaudiólogos com competências relacionadas à atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, gerenciamento, educação permanente, raciocínio lógico e análise crítica; atuação em equipes interdisciplinares, iniciação à pesquisa, internalizar valores no tocante ao social, à justiça e aos padrões éticos do profissional.

A presente proposta busca ainda formação de um profissional que:

o    Entenda a Fonoaudiologia e suas diversas áreas de atuação, estabelecendo a sua integração com outras áreas do saber;

o    Compreenda a gênese e o desenvolvimento do ser humano nos aspectos bio-psico-sociais, para realizar intervenções apropriadas as diferentes demandas sociais;

o    Conheça e reflita a respeito dos conceitos teóricos e práticos necessários na avaliação, diagnóstico e tratamento dos distúrbios encontrados na sua área de atuação e, assim, buscar a melhor conduta em cada caso;

o    Busque respostas articuladas e coerentes com a realidade sócio-cultural de sua comunidade através de uma formação generalista;

o    Entenda os diferentes cenários de sua profissão e conduza sua atuação comprometida com os problemas sociais;

o    Possua consciência profissional que permita reflexão e reavaliação contínua de suas atitudes terapêuticas;

o    Busque contínua formação e reciclagem que atenda às constantes transformações e desafios profissionais;

o    Seja capaz de utilizar instrumentos metodológicos para observar, refletir e interpretar as situações de seu cotidiano profissional;

o    Seja capaz de registrar, descrever e relatar observações que irão possibilitar uma integração entre avaliação, planejamento e atendimento terapêutico;

o    Atue de forma ética construindo uma intervenção pertinente e adequada às necessidades do indivíduo.

 

Campos de atuação do Fonoaudiólogo:

• Saúde Pública: unidades básicas de saúde, hospitais, centros de referência de saúde e pesquisa, secretaria de saúde e da educação, saúde da família, entre outros;

• Saúde Privada: clínicas, consultórios, hospitais, instituições particulares, empresas e indústrias, escolas, entre outros.

 

O Fonoaudiólogo promove, previne e realiza avaliações e tratamentos relacionados à linguagem oral e escrita, voz, audição, motricidade orofacial, deglutição.  As especialidades da Fonoaudiologia são: Audiologia, Linguagem, Voz, Motricidade Orofacial, Disfagia, Fonoaudiologia Educacional e Saúde Coletiva.

 

Identificação do curso
• Modalidade: Bacharelado
• Turno de funcionamento: diurno
• Carga Horária total: 3.978 horas/aula (3330 horas)
• Prazo para integralização curricular: Limite mínimo de 4 anos, tempo médio de 5 anos, e um limite máximo de 6 anos.

Duração: 
8 fases
Titulação dos professores: 
17 doutores efetivos
Telefone: 
(48) 3721-6119

www.fonoaudiologia.ufsc.br