Fonoaudiologia
O curso tem por finalidade formar fonoaudiólogos com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo. Para isso, o curso compõe-se de oito fases, constituídas por módulos temáticos e disciplinas isoladas que se articulam e se complementam, através de aulas teóricas, teórico-práticas, práticas e estágios, atividades didáticas, atividades de iniciação à pesquisa e atividades de extensão. A construção do Projeto Pedagógico em módulos permite ao aluno a construção de um conhecimento integral e não fragmentado, reunindo conhecimentos das diversas áreas da Fonoaudiologia e de áreas afins.
O fonoaudiólogo formado por esta instituição estará capacitado a atuar em áreas clínicas, educacionais e na área de saúde pública. O projeto pedagógico foi construído para que se possa buscar uma visão de coletividade, tendo em vista a formação humanística que se pretende dar ao profissional desta Universidade, resultante da interligação da Fonoaudiologia com os atuais princípios do Sistema Único de Saúde: universalidade, equidade e integralidade.
A proposta pedagógica do curso foi construída pensando na inserção e no crescimento da fonoaudiologia na área de saúde coletiva. Esse crescimento vem se legitimando pelas legislações (federais, estaduais e municipais) relacionadas à fonoaudiologia no SUS, tais como: a estruturação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, a Política Nacional de Saúde Auditiva, dentre outras. Nessa proposta, os alunos participam efetivamente de disciplinas teóricas, teórico-práticas, práticas e estágios que promovem, desde o início da formação, um pensamento crítico e reflexivo voltado às várias áreas da fonoaudiologia, com ênfase na saúde coletiva.
Desta forma, pretende-se formar fonoaudiólogos com competências relacionadas à atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, gerenciamento, educação permanente, raciocínio lógico e análise crítica; atuação em equipes interdisciplinares, iniciação à pesquisa, internalizar valores no tocante ao social, à justiça e aos padrões éticos do profissional.
A presente proposta busca ainda formação de um profissional que:
o Entenda a Fonoaudiologia e suas diversas áreas de atuação, estabelecendo a sua integração com outras áreas do saber;
o Compreenda a gênese e o desenvolvimento do ser humano nos aspectos bio-psico-sociais, para realizar intervenções apropriadas as diferentes demandas sociais;
o Conheça e reflita a respeito dos conceitos teóricos e práticos necessários na avaliação, diagnóstico e tratamento dos distúrbios encontrados na sua área de atuação e, assim, buscar a melhor conduta em cada caso;
o Busque respostas articuladas e coerentes com a realidade sócio-cultural de sua comunidade através de uma formação generalista;
o Entenda os diferentes cenários de sua profissão e conduza sua atuação comprometida com os problemas sociais;
o Possua consciência profissional que permita reflexão e reavaliação contínua de suas atitudes terapêuticas;
o Busque contínua formação e reciclagem que atenda às constantes transformações e desafios profissionais;
o Seja capaz de utilizar instrumentos metodológicos para observar, refletir e interpretar as situações de seu cotidiano profissional;
o Seja capaz de registrar, descrever e relatar observações que irão possibilitar uma integração entre avaliação, planejamento e atendimento terapêutico;
o Atue de forma ética construindo uma intervenção pertinente e adequada às necessidades do indivíduo.
Campos de atuação do Fonoaudiólogo:
• Saúde Pública: unidades básicas de saúde, hospitais, centros de referência de saúde e pesquisa, secretaria de saúde e da educação, saúde da família, entre outros;
• Saúde Privada: clínicas, consultórios, hospitais, instituições particulares, empresas e indústrias, escolas, entre outros.
O Fonoaudiólogo promove, previne e realiza avaliações e tratamentos relacionados à linguagem oral e escrita, voz, audição, motricidade orofacial, deglutição. As especialidades da Fonoaudiologia são: Audiologia, Linguagem, Voz, Motricidade Orofacial, Disfagia, Fonoaudiologia Educacional e Saúde Coletiva.
Identificação do curso
• Modalidade: Bacharelado
• Turno de funcionamento: diurno
• Carga Horária total: 3.978 horas/aula (3330 horas)
• Prazo para integralização curricular: Limite mínimo de 4 anos, tempo médio de 5 anos, e um limite máximo de 6 anos.
Duração: 8 fases |
Titulação dos professores: 17 doutores efetivos |
Telefone: (48) 3721-6119 |
www.fonoaudiologia.ufsc.br |