Engenharia Elétrica
O Curso de Engenharia Elétrica forma profissionais com elevada capacitação técnica, cuja área de atuação vai desde projetos e instalações domésticas a sistemas de geração de energia e de telecomunicações.
Nos dois primeiros anos de curso, os alunos estudam Matemática e Física, além dos fundamentos da Engenharia Elétrica, como Cálculo, Física, Eletricidade e Desenho Técnico. Também são oferecidas matérias voltadas para o dia-a-dia da profissão, como Microprocessadores, Sistemas Digitais e Mecânica.
Na oitava fase o aluno decide qual especialização vai fazer, de acordo com as afinidades e com as necessidades do mercado. São oferecidas seis áreas, das quais o aluno deve escolher no mínimo quatro: Sistemas de Energia, Eletrônica, Eletrônica de Potência e Acionamentos, Telecomunicações, Controle e Processamento de Sinais e Gestão Empresarial.
Uma peculiaridade do curso é a figura do Orientador Acadêmico, um professor que auxilia o aluno em todo o período da graduação, em esclarecimentos sobre o currículo, na escolha das áreas de especialização e disciplinas optativas e no aconselhamento sobre o momento ideal para a realização de um projeto ou um estágio.
Os estudantes também possuem, à sua disposição, dez laboratórios de ensino com equipamentos atualizados para qualificar a formação profissional. O laboratório de eletromagnetismo e compatibilidade eletromagnética é um dos poucos existentes no Brasil.
Depois de formado, o engenheiro eletricista poderá atuar em projetos de instalações elétricas industriais, residenciais e comerciais, projeto e desenvolvimento de máquinas elétricas, acionamentos elétricos, eletrônica industrial, telecomunicações, eletrônica (circuito integrado, processamento de sinais), geração, transmissão e distribuição de energia, sistemas de controle e gestão empresarial entre outros.
Duração: 10 fases |
Titulação dos professores: 41 Doutores 3 Mestres |
Telefone: (48) 3721 9506 |
deel.ufsc.br |